Estruturalismo e racionalismo vs construtivismo e poética

Villa Savoye, Le Corbusier

Le Corbusier viveu um período da sua vida como arquitecto em que definiu a casa como uma máquina. Inspirado no modernismo, nas linhas rectas e influenciado pelo progresso das máquinas projectou edifícios "eficazes" como as máquinas. A Villa Savoye é um exemplo disso mesmo.

No entanto algumas das suas obras mais poéticas são aquelas em que procura inspiração noutras áreas, como a natureza, afastando-se do tema da máquina. E porquê? Porque a máquina existe para satisfazer uma função. Quando procura edifícios "poéticos", com traços orgânicos e destinos para além da função consegue obter a transcendência.

Interior da capela de Notre Dame, Le Corbusier

A Capela de Notre Dam, segundo Le Corbusier, inspirou-se na forma de um caranguejo quando passeava na praia. A sua forma remete mais para a poética. Foi o primeiro projeto de um edifício religioso de Le Corbusier. Este edifício de paredes curvas rompe com a tendência racionalista e rectilínea do arquitecto, até então. Talvez os primeiros indícios da crise do racionalismo.

A emoção arquitectónica é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes sobre a luz
Le Corbusier


Exterior da capela de Notre Dame, Le Corbusier

Na Rússia o movimento artístico de nome "construtivismo" surgiu durante as conquistas do Estado Operário, e inspirou-se nas novas perspectivas abertas pelas máquinas e pela industrialização mas ambicionava algo mais do que a tecnologia, procurava a parte poética.

Monumento à Terceira Internacional, Vladimir Tatlin

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