Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Renascimento

A idealização do universo em formas platónicas

Imagem
Mão com Esfera Reflectora, M.C. Escher O retomar das formas clássicas platónicas durante o Renascimento foi um regresso ao mundo clássico e à Grécia. Inspirado pela matemática e geometria euclidiana. O círculo, o quadrado e o triângulo inspiraram muitos artistas durante este período fascinados pela ideia de estruturação do universo com base nestas formas. Alguns artistas e astrónomos desse período assim o acreditavam. Leonardo da Vinci, Juan Kepler entre outros criaram modelos próprios. Mais tarde Le Corbusier retomou o tema. Ainda hoje muitos artistas continuam a seguir esta corrente. Isso é visível no trabalho de inúmeros arquitectos. Será o mundo todo organizado por meio de formas geométricas euclidianas? Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci Modelo planetário de Kepler Le Modulor, Le Corbusier No entanto o universo é mais complexo e possui subtilezas e imprecisões que sugerem outras formas para além da geometria euclidiana. Tal como Fernando Lanhas disse " um seixo é m...