A fantástica Livraria Lello & Irmão

Fachada

Esta é, provavelmente, uma das mais belas livrarias do mundo. A Livraria Lello, localizada na Rua das Carmelitas no Porto, foi inaugurada em 1906 pelos irmãos José Lello e António Lello (daí a designação Lello e Irmão na fachada). O processo do projecto à construção da obra durou apenas 2 anos.


Fachada

Insere-se num lote estreito. No entanto o autor do projecto, o engenheiro Xavier Esteves, conseguiu transformar o edifício num brilhante exercício arquitectónico e num ícone da cidade, provando que a aposta na arquitectura de qualidade enriquece qualquer edifício.


Fachada

Possui uma fachada em cantaria pintada de estilo neogótico, inspirada no Mosteiro da Batalha, com painéis simbolistas em cada lado que representam as figuras da Arte e da Ciência, da autoria de José Bielman. Na fachada, acima da entrada, lê-se "Livraria Chardron". Na realidade é uma memória do passado já que em 1894 os irmãos Lello compraram a importante Livraria Chardron ao seu fundador, o francês Ernesto Chardron. A designação Lello & Irmão, a meio da fachada, só ocorreu em 1919.


Foto da inauguração

Tem um interior de estilo Art Noveau deslumbrante com estrutura interna em madeira, paredes e tectos decorados com ornamentos em madeira trabalhada e gesso pintado. O pé-direito duplo dá um carácter de monumentalidade ao espaço. Possui ainda uma clarabóia de 8 metros por 3,5 metros com vitral colorido onde se pode ler a frase “Decus in Labore”, que significa “Dignidade no Trabalho” em latim.


Vista interior

A peça mais fascinante do edifício é a escadaria que serve os dois pisos. Com corrimão em talha de madeira arranca no piso zero apenas com um lanço e desdobra-se em dois lanços servindo os dois mezanines laterais do piso superior. Os degraus pintados a vermelho contrastam com o restante edifício e quiçá a representar o coração de todo espaço.


Vista escada

Na realidade todos os degraus são curvos e orgânicos seduzindo e convidando os clientes a percorrer o espaço. A estrutura de suporte da escada é feita com apenas dois pilares delgados o que dá leveza à peça.


Vista escada

O interior desta livraria foi integralmente restaurado. No dia da sua inauguração, em 13 de Janeiro de 1906, a Livraria Lello contou com a presença de famosos escritores portugueses da altura. Quem não pôde estar presente na inauguração enviou um telegrama, a tecnologia da altura. Hoje seria bem mais simples com um email.


Vista superior escada

No interior da biblioteca é possível encontrar bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Antero de Quental, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro, todos eles feitos pela mão do escultor Romão Júnior.


Vista mezanine

Hoje o edifício é visitado, não tanto pelos livros, mas pela arquitectura e o seu estilo neogótico. A Livraria Lello ficou célebre após a exibição dos filmes de Harry Potter. J.K Rowling, autora de Harry Potter, viveu no Porto e visitou diversas vezes a Livraria Lello que serviu de inspiração à imaginária livraria de Hogwarts. Por este motivo são milhares de turistas que visitam esta livraria todos os anos.


Vista clarabóia

Vista clarabóia

Ornamentos de tectos

Ornamentos de tectos

Ornamentos de tectos

Comentários