O legado da Bauhaus
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Edifício da Bauhaus, Walter Gropius - arquitectura |
A palavra Bauhaus significa "casa para todos" e era um dos direitos fundamentais da Constituição Alemã de 1919. Precisamente nesse ano foi criada uma escola de design na Alemanha designada de Bauhaus, e que tinha uma mensagem social e comunitária que era passada pela criação de uma escola onde se produziriam peças de design gráfico, design industrial e arquitectura. A situação económica e a crise na Alemanha obrigou a repensar os objectos de um modo diferente, com o foco no essencial. Como criar peças com custos de produção mais baratos ou como standardizar o fabrico foram questões que marcaram este movimento.
Foi a transposição de ensinamentos da ideologia socialista para a arte. Acabou por ser fundamental para a arquitectura funcionalista e racional que a sua escola apresentava. Ao contrário da Arte Nova, a Bauhaus tinha preocupações sociais que iam para além dos detalhes artísticos, eliminando o supérfluo.
Este movimento transposto para a arquitectura valorizava mais a simplicidade das formas e a luz natural como são exemplos as casas desenhadas por Mies van der Rohe ou Walter Gropius. Ainda hoje continua a servir de inspiração a muitos arquitectos, portugueses inclusivé.
Teve ainda outros fundadores para além de Gropius, como são o caso de Hannes Meyer ou Johannes Itten. Ambos com ideias distintas. Itten usava a ginástica e a respiração como elementos de descontracção antes de dar início às aulas. O sucesso da escola Bauhaus advém da multiplicidade de pensamentos que tinham ambos.
Não existia um pensamento único nem autocrático, mas sim experimentação de ideias. Aquando da mudança de instalações da Bauhaus para a cidade de Dessau, todo o projecto do novo edifício foi elaborado nos ateliers da Bauhaus entre professores e alunos.
"Se um contributo for vital, haverá sempre alguém que lhe dará continuidade, e esse será o seu caminho para a imortalidade" - Walter Gropius, fundador da Bauhaus.
As três secções da escola da Bauhaus:
- Stifftung Bauhaus Dessau (Fundação Bauhaus Dessau)
- Klassik Stifftung Weimar (Fundação Clássica Weimar)
- Archiv-Bauhaus (Arquivo Bauhaus)
A Bauhaus deixou um legado importantíssimo uma vez que ajudou a criar movimentos no design industrial como o minimalismo. Foi uma das mais importantes precursoras do Movimento Moderno na arquitetura do século XX, servindo como referência. A linguagem do movimento da Bauhaus é feita da abstracção de linhas e ângulos rectos e de formas geométricas puras, no entanto outros designers experimentaram outras linguagens mais livres como Wassily Kandinsky.
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Edifício da Bauhaus, Walter Gropius - arquitectura |
Gropius um dia dirigiu-se ao arquitecto brasileiro Niemeyer dizendo: "a sua casa é bonita mas não é multiplicável." Gropius estava a referir-se às linhas curvas dos edifícios de Niemeyer.
Um dos conceitos da Bauhaus foi centrar a génese do design no próprio utilizador, ou o design participativo, no qual o cliente se senta ao lado do designer tornando-se co-autor do objecto.
Na Bauhaus não se procurava obter notoriedade nem a novidade e a diferença de forma gratuita como hoje vemos nalgum design contemporâneo, mas antes a evolução através do funcionalismo e racionalismo. A diferença pela diferença não era um dos pilares da escola Bauhaus. A Bauhaus não é apenas design.
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Anúncio publicitário, Joost Schmidt - design gráfico |
A Bauhaus foi pioneira no design gráfico abstracto de carácter universal. Foi interrompido por Hitler que retrocedeu ao estilo gótico. Como viu que tinha pouco sucesso na sua propaganda recuperou novamente o estilo Bauhaus.
A linguagem da Bauhaus ao nível da arquitectura ajudou a criar o Movimento Moderno. Mies van der Rohe foi um expoente desse movimento e escola e criou a célebre frase "less is more". Ficou exilado nos Estados Unidos da América durante a invasão dos aliados à Alemanha e o seu contributo a nível da arquitectura nos EUA conseguiu salvar a Bauhaus dos bombardeamentos.
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Anúncio publicitário, Wassily Kandinsky - design gráfico |
O design Bauhaus tinha, portanto, uma vertente social e democrática, ou seja util e para todos. Um design honesto, pragmático e eficaz bem ao estilo germânico como também se pode verificar, também, na indústria automóvel germânica. Hitler tentou transpor a ideia de "casa para todos" para a indústria automóvel.
Ordenou que se criasse um "carro para o povo" (designação de volks wagen). O seu primeiro modelo foi o emblemático "carocha" que veio trazer um novo conceito de carro barato, de manutenção simples, e construção fácil. Foi um sucesso.
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Anúncio publicitário - design gráfico |
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Cadeira Wassily, Marcel Breuer - design industrial |
Em relação ao design e às artes contemporâneas um designer alemão afirmou o seguinte: "o facto de uma peça estar num museu não significa que seja design". Alguma da auto-intitulada arte contemporâneo é pura caricatura e paródia com interpretações pessoais irónicas dum tema qualquer, sem qualquer vertente utilitária, portanto boas peças para estarem "mortas" num museu para serem vistas mas nunca "vivas" o suficiente para poderem ser usadas dentro de uma casa.
É curioso que essas peças de caricatura precisam sempre de uma legenda para os observadores poderem ler e pensar: "ah então é isso que quer dizer". Caso para peerguntar se a obra de arte ou a peça de design precisa de legenda para existir.
Creio que a grande satisfação de um designer é poder ver a sua criação ser usada por toda a gente de múltiplas formas como se pode verificar hoje em dia nas peças criadas pela IKEA, sempre com uma assinatura pessoal. O designer industrial que só vê as suas peças num museu nunca pode sentir uma verdadeira alegria interior.
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Edifício Seagram, Mies van der Rohe - arquitectura |
Em 2019 comemoraram-se os 100 anos da Bauhaus:
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