Exposições no Porto mostram trabalhos de Siza e o projecto do 'Centro de Documentação de Arquitetura'

Esquisso de Siza

Duas exposições de Siza Vieira vão abrir portas a 17 de Outubro no Porto. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Marques da Silva que pretende mostrar diversos trabalhos do arquitecto português e ainda o projecto do novo Centro de Documentação de Arquitetura ('Centro de Documentação da Fundação Marques da Silva'). A entrada será gratuita apenas no dia da inauguração.

"Siza – Inédito e Desconhecido"

Esta exposição é apresentada na 'Casa-Atelier Marques da Silva' e reúne desenhos de projeto e esquissos da autoria de Álvaro Siza e da sua família, ambos da coleção pessoal de Álvaro Siza. Inclui ainda esculturas inéditas do arquiteto português nunca antes exibidas. Recorde-se que Siza chegou a ponderar seguir a carreira de escultor antes de optar por seguir o curso de arquitectura.

Maqueta do novo 'Centro de Documentação de Arquitetura'

Será também exibida a maqueta do novo Centro de Documentação da Fundação Marques da Silva. Trata-se do projecto do 'Centro de Documentação de Arquitetura' que pretende reunir o espólio pessoal e profissional dos 50 maiores arquitetos portugueses. Passará ser o maior 'Centro de Documentação de Arquitetura' do país. O projecto deste edifício foi desenhado por Siza Vieira e localiza-se no Porto.

"Mais que arquitetura"

Uma outra exposição exibe objetos e documentos pessoais de diversos arquitectos explorando diversos campos para além da arquitectura como a fotografia, o cinema, a escrita, o colecionismo ou as viagens.

Comentários