A ponte circular de Rafael Viñoly
![]() |
Vista aérea de dia |
Falar de pontes é pensar em obras de engenharia. Mas nem todas as pontes são projectadas por engenheiros. Raros são os casos de pontes desenhadas por arquitectos, mas existem. Uma delas é a ponte circular de Rafael Viñoly no Uruguai.
A ponte Laguna Garzón desafia a lógica das tradicionais pontes para automóveis, onde o objectivo principal é ligar duas margens pelo percurso mais estreito, ou seja em linha recta. Neste caso o arquitecto Rafael Viñoly decidiu fazer algo diferente, algo que marque a paisagem em termos estéticos e que leve as pessoas a contemplarem o local, abrandando a velocidade.
![]() |
Vista aérea noturna |
Esta ponte desafia a lógica da forma que segue a função. Neste caso a forma não segue em exclusivo a função de ligar duas margens, procura algo mais do que isso, ou seja a estética. Rafael Viñoly viu nesta ponte uma oportunidade para criar uma obra de arte em forma do círculo que tem um efeito invulgar.
A ponte tem duas faixas para automóveis e duas para peões. É possível percorrer a ponte a pé pelo interior ou pelo lado exterior. A forma da ponte não resulta apenas de uma itenção estética, a estrutura circular encoraja os condutores a reduzir a velocidade e permite que os peões e condutores apreciem a paisagem. Curioso é o sistema de iluminação que cria um efeito estético de grande impacto visual à noite.
Comentários
Enviar um comentário