"The Line", a megacidade futurista

Vista aérea - The Line

O "The Line" será o edifício mais comprido do mundo, localizado na Arábia Saudita. Mas será mais que um edifício, uma cidade. Terá 170km de comprimento, 200m de largura e 500m de altura numa única linha reta e integrará conceitos ecológicos, com o objetivo de albergar 5 milhões de habitantes.

O "The Line" conta com a participação de inúmeros gabinetes de arquitetura: Adjaye Associates, Morphosis, Studio Fuksas e Coop Himmelb(l)au, Pei Cobb Freed & Partners, Tom Wiscombe Architecture, Oyler Wu Collaborative, HOK, CHAP, Delugan Meissl Associated Architects e UNStudio.

Vista do espaço - The Line

O empreendimento situar-se-á junto ao Mar Vermelho e fará parte do projeto da megacidade NEOM, que se pretende habitável sem carros, e eco-friendly através de uso de energias reonáveis e conceitos bioclimáticos.

No entanto, dada a dimensão do edifício, persistem dúvidas sobre a sustentabilidade financeira para a manutenção do projeto bem como a sustentabilidade ecológica. Com fachadas completamente espelhadas o "The Line" irá necessitar de sistemas de refrigeração para manter o ar interior a temperaturas confortáveis.

Vista aérea - The Line

As enormes superfícies envidraçadas irão ter um impacto visual e ecológico ao espelharem a paisagem em redor e, muito provavelmente, originar a morte de inúmeros pássaros quando colidirem com o envidraçado.

Vista aérea em pormenor - The Line

O único paralelo que se pode encontrar em relação ao "The Line" é na Muralha da China, um muro contínuo de alvenaria com 8.850km de comprimento, mas numa linha quebrada que se vai adaptando à topografia do terreno. Ambos são visíveis do espaço. A enorme rigidez geométrica do "The Line" contrasta com uma célebre frase de Oscar Niemeyer.

Vista aérea - Muralha da China

"Não é o angulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida"
Oscar Niemeyer

Comentários